6 dicas para aumentar a segurança em instalações elétricas

6 dicas para aumentar a segurança em instalações elétricas

Falar sobre eletricidade significa estar sempre atento às questões de segurança. Afinal, uma instalação elétrica que apresenta qualquer tipo de problema oferece muitos riscos e perigos para quem estiver por perto, seja em uma residência, em uma instalação predial ou numa indústria.

Os cuidados preventivos em relação às instalações elétricas e dos inúmeros equipamentos elétricos e eletrônicos que funcionam ao nosso redor devem ser permanentes.

Para garantir que tudo corra bem, inclusive nos casos de serviços de manutenção corretiva, é fundamental contar com o trabalho de um eletricista predial, profissional que também está preparado para oferecer todas as orientações necessárias para que novos problemas sejam evitados futuramente.

Por isso, elaboramos este conteúdo especial, aqui você vai conhecer as principais dicas para assegurar uma maior segurança em instalações elétricas.

Mas vamos além, e também te mostramos como é possível dar os primeiros passos como eletricista predial, estando capacitado para atuar em linha com todos os dispositivos da NR-10, a norma oficial brasileira que regula as atividades relativas à segurança em instalações e serviços em eletricidade.

Tá preparado?! Então, vem com a gente!

Cuidados para aumentar a segurança em instalações elétricas

Infelizmente, muitos acidentes ocorrem devido a problemas nas instalações elétricas ou mesmo pela má utilização de equipamentos domésticos.

Confira os principais cuidados para garantir a sua segurança e da sua família, além de manter o seu imóvel protegido:

1. Calendário de manutenção preventiva

É interessante programar uma inspeção geral da instalação elétrica a cada dois anos.

Isso é importante pois os elementos do sistema – como fios, tomadas, interruptores, disjuntores e o próprio aterramento – podem apresentar algum tipo de deterioração ao longo do tempo, o que aumenta o risco de acontecer um acidente.

2. Reparos só com a energia desligada

Qualquer serviço nas instalações elétricas, mesmo que seja uma simples troca de lâmpada, somente deve acontecer após o disjuntor geral de energia estiver desligado, eliminando o risco de a pessoa sofrer qualquer tipo de acidente.

mulher desligando os disjuntores

3. Não ligar vários aparelhos em uma mesma tomada

Utilize extensões e benjamins de maneira equilibrada: no máximo dois equipamentos em cada um dos dispositivos.

Vários aparelhos ligados ao mesmo tempo em uma mesma tomada podem provocar sobrecarga na instalação, causando até mesmo um incêndio no local.

No caso de equipamentos que necessitam de alta potência para funcionar – como microondas, ar condicionado e geladeira -, a ordem é: cada um sozinho na sua tomada.

4. Eletricidade e água: combinação explosiva

Secadores de cabelo, chapinhas, aparelhos de barbear e qualquer outro equipamento elétrico não devem ser utilizados em ambientes úmidos, como a área molhada do banheiro.

O contato da água com a corrente elétrica fará com que o usuário seja eletrocutado e, dependendo da carga a que o corpo for submetido, a pessoa pode vir a óbito.

5. Tomadas protegidas

Utilize protetores de tomada naquelas que não estiverem em uso, evitando que crianças ou animais coloquem o dedo ou a língua e sofram um acidente.

6. Atenção a fios desencapados

Todos os fios de uma instalação elétrica devem estar isolados e totalmente fora do alcance. Fios expostos e desencapados representam um grande risco de choque elétrico.

Fale agora com o atendimento

Onde

estamos

Av. Cap. Índio Bandeira, 2261 – Centro, Campo Mourão 

Contato

Av. Cap. Índio Bandeira, 2261 – Centro, Campo Mourão – PR.

Como podemos ajudar?